Candidíase

04-01-2011 15:02

A candidíase (infecção por leveduras, monilíase) é uma infecção provocada por leveduras de Candida, antes denominada Monilia.


Causas
A Candida costuma infectar a pele e as membranas mucosas, como as que revestem a boca e a vagina. Raramente invade tecidos mais profundos como o sangue, provocando uma candidíase sistémica que ameaça a vida do doente. Essa infecção muito mais grave é mais frequente em pessoas imunodeprimidas (por exemplo, doentes de SIDA ou pacientes tratados com quimioterapia).

Sintomas
Os sintomas variam, dependendo da localização da infecção.
As infecções nas pregas cutâneas (infecções intertriginosas ou intertrigo) ou no umbigo provocam com frequência uma erupção avermelhada, frequentemente com placas delimitadas que exsudam pequenas quantidades de líquido esbranquiçado. Podem existir pequenas pústulas, especialmente na orla da erupção, que pode ser acompanhada de comichão ou de ardor. Uma erupção por Candida à volta do ânus pode ser pruriginosa, deixar a zona em carne viva e apresentar um aspecto esbranquiçado ou avermelhado.
As infecções vaginais provocados por Candida (vulvovaginites) são bastante frequentes, especialmente em mulheres grávidas, diabéticas ou tratadas com antibióticos. Os sintomas destas infecções incluem a emissão de um exsudado vaginal branco ou amarelado, ardor, comichão e vermelhidão das paredes e da região externa da vagina.
As candidíases do pénis afectam geralmente diabéticos ou homens cujas parceiras sexuais sofrem de infecções vaginais provocadas por esta levedura. Habitualmente, a infecção provoca uma erupção avermelhada, escamativa e por vezes dolorosa, localizada na parte inferior do pénis. No entanto, pode haver uma infecção do pénis ou da vagina, sem que se note qualquer sintoma.
A afta é uma infecção por Candida localizada no interior da boca. As placas brancas cremosas típicas da afta aderem à língua e a ambos os lados da boca e muitas vezes são dolorosas. As placas podem soltar-se facilmente com um dedo ou uma colher. Embora nas crianças sãs sejam frequentes, nos adultos pode ser um sinal de imunidade debilitada, possivelmente causada pela diabetes ou pela SIDA. O uso de antibióticos que eliminam as bactérias antagonistas aumenta as possibilidades de contrair aftas.
As boqueiras são uma infecção por Candida nas comissuras da boca caracterizada pela formação de fissuras e de pequenos cortes. Podem surgir como consequência de dentaduras mal adaptadas que deixam as comissuras labiais húmidas de tal forma que permitem o desenvolvimento das leveduras.
Na paroníquia por Candida, o fungo cresce na base das unhas e provoca uma inflamação dolorosa, com formação de pus. As unhas infectadas por Candida podem tornar-se brancas ou amarelas e soltar-se do dedo, quer da mão, quer do pé.

Tratamento
Regra geral, as infecções cutâneas por Candida são facilmente curadas com cremes ou loções medicamentosas. Os médicos recomendam com frequência um creme com mistatina para tratar as infecções cutâneas, vaginais e do pénis; o creme aplica-se, habitualmente, duas vezes por dia durante 7 a 10 dias. Os medicamentos para tratar as infecções por leveduras da vagina ou do ânus estão também disponíveis em forma de supositórios. Os medicamentos específicos para as aftas devem ser administrados em forma de líquido, para enxaguar a boca toda e a seguir ser cuspido, ou, então, como um comprimido que se dissolve lentamente na boca. Às vezes, para as infecções cutâneas utilizam-se unguentos com corticosteróides como a hidrocortisona, juntamente com cremes antifúngicos, devido ao facto de os unguentos acalmarem rapidamente o prurido e a dor (apesar de não ajudarem a curar a infecção em si).
Para o tratamento da candidíase vulvovaginal, é possível fazer um tratamento exclusivamente oral, local ou a associação deles dois. No tratamento oral da candidíase não complicada, geralmente é adoptada a dose única diária ou fracionada por um único dia.
Os principais fármacos usados para tratamento de um dia são o Fluconazol e o Itraconazol - medicamentos que mostraram um bom resultado com melhora acentuada dos sintomas em apenas vinte e quatro horas.
Para o tratamento tópico, é indicado o uso de cremes vaginais a base de Nitrato de Miconazol que podem ser usados por sete dias consecutivos, preferencialmente à noite, através de aplicadores vaginais descartáveis, facilitando o seu uso e tornando-o mais higiénico. Existem ainda no mercado, óvulos intravaginais, para uso em dose única, à base de Nitrato de Isoconazol.
Na gravidez, recomendamos apenas o tratamento tópico, pois os antifúngicos orais não são recomendados.

Prevenção
Além do tratamento medicamentoso, é importante frisar o cuidado com algumas medidas comportamentais, como uso de roupas íntimas de algodão e roupas mais largas.
Manter a pele seca ajuda a eliminar a infecção e previne o reaparecimento do fungo. Os simples pós de talco ou os que contêm nistatina podem ajudar a manter a zona superficial seca.
 

Fonte: https://www.gosaude.com

 

—————

Voltar