Médicos Ingleses Exigem que Alunas Sejam Vacinadas Contra as Verrugas Genitais

14-03-2010 12:24
A Associação Britânica de Saúde Sexual e HIV (ABSSH) solicitou que todas as estudantes com idades compreendidas entre os 12-13 anos sejam vacinadas contra as verrugas genitais e cancro do colo do útero simultaneamente. As verrugas genitais afectam anualmente 200.000 pessoas, maioritariamente jovens, no Reino Unido.
Desde 2008, aproximadamente 80% das raparigas inglesas com idades compreendidas entre os 12 e os 13 anos de idade têm sido vacinadas com Cervarix. São necessárias três injecções para a vacinação, que fornece 95-100% de protecção contra os dois tipos do papilomavírus humano (HPV) causadores de cerca de 70% dos casos de cancro do colo do útero.

No entanto, o Gardasil, que é um medicamente mais dispendioso do que o Cervarix, cobre as mesmas estirpes de HPV, além de duas outras que causam a maior parte das verrugas genitais. Entre os membros da ABSSH apurados, 93% escolheriam o Gardasil em detrimento do Cervarix, e 61% dos médicos com filhas adolescentes já as vacinaram em privado com o Gardasil – alguns até mesmo depois de o Cervarix ter sido administrado na escola.

“O tormento das verrugas genitais podia ser largamente erradicado se fosse administrada aos jovens a vacina do HPV de duplo propósito”, disse a Dra. Liz Foley, consultora de medicina genito-urinária e de HIV do Hospital Royal South Hants de Southampton. Foley organizou a votação dos 520 membros da ABSSH, que estão agora a solicitar ao Departamento de Saúde (DPS) que siga o exemplo da maioria dos países Europeus e mude para o Gardasil, apesar dos custos acrescidos. A ABSSH concorda que isso acabaria por se traduzir numa poupança de 35 milhões de libras (56 milhões de dólares americanos) na redução do tratamento e dos tempos de espera nas clínicas.

De acordo com um porta-voz do DPS, “foram publicados dados de uma nova investigação demonstrando que esta vacina [Gardasil] fornece protecção cruzada contra um maior número de estirpes causadoras de cancro do colo do útero, ajudando assim a prevenir de modo mais eficaz e abrangente a doença. Segundo o porta-voz, o departamento está a actualizar os seus cálculos de custo-benefício para a vacina do HPV à medida que se aproxima uma revisão da estratégia usada para a vacinação, em preparação para a aquisição de novos fornecimentos da vacina no final deste ano.
 
Fonte: www.aidsportugal.com

—————

Voltar