O Projeto Affectus e Alter-ego

07-01-2011 14:40

O Projecto que apresentamos foi desenhado com base nos resultados encontrados aquando do desenvolvimento de dois projectos (Adão e Eva; Nov’Ellos) pela Existências. No decurso destes verificaram-se lacunas ao nível de conhecimento nas áreas da saúde sexual e reprodutiva, nomeadamente mitos relacionados com o comportamento sexual, medidas de protecção, formas de transmissão de IST’s e negociação de utilização de métodos contracepção de barreira nas relações ocasionais e/ou de afectividade.

Enquadramos este projecto na área prioritária de intervenção “saúde sexual e reprodutiva” abrangida pela Portaria nº 418/2007 de 13 de Abril. Este decorre da necessidade de resposta às carências sentidas directamente durante todo o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Associação Existências.

Pensamos que a temática que pretendemos abordar e desenvolver, merece mais que a simples elaboração de folhetos informativos ou acções pontuais, mas sim com um acompanhamento com o intuito de diagnosticar novas necessidades de intervenção.

Reconhecemos que a distribuição de informação escrita nem sempre é útil e adequada a todos os indivíduos abordados, carecendo assim de uma explicação personalizada sobre os conteúdos inseridos no mesmo e depois complementada com a disponibilização destes.

Deste modo, propomos de uma forma clara e concisa, apresentar todos os aspectos relacionados com o desenvolvimento do projecto, abordando temas relacionados com a sexualidade, nomeadamente: Contracepção, IST’s e formas de prevenção, violência e abuso sexual, assim como atitudes e comportamentos responsáveis, informados e de negociação relativamente a estas problemáticas, na população jovem, trabalhadores do sexo e homens que têm sexo com homens.

Ao avaliarmos o indivíduo enquanto ser único, diferente de todos os que o rodeiam, com comportamentos que, apesar de semelhantes aos do seu grupo, têm particularidades muito singulares, leva-nos a querer fazer uma abordagem também ela com estas características para que se adapte a todos eles potenciando assim a concretização dos objectivos que nos propomos atingir. A forma de abordagem privilegiada por nós assenta no aconselhamento personalizado junto do indivíduo no seu contexto de trabalho (trabalhadores do sexo) ou no gabinete de atendimento multidisciplinar, sempre que se considere necessário ou seja solicitado. Com a implementação deste projecto também pretendemos descrever as características do cliente que recorre aos serviços prestados pelas trabalhadoras do sexo, pois consideramos que este público-alvo é muito difícil de alcançar, não existindo qualquer trabalho que seja do nosso conhecimento sobre o mesmo, mas que carece de um diagnóstico de situação real para futuramente podermos intervir junto dele.

Na abordagem aos grupos, a nossa forma de actuação incide sobre as características, comportamentos e défice de conhecimentos diagnosticados nos mesmos, encaminhando os casos que careçam de atenção especial para o atendimento e aconselhamento personalizado em gabinete multidisciplinar.

O projecto assenta em vários níveis de prevenção em saúde que são abordados pelo portal da Saúde Pública nomeadamente:

 Prevenção primordial através da organização e desenvolvimento de um conjunto de actividades que visam evitar o aparecimento e estabelecimento de padrões de vida social, económica ou cultural que se sabe estarem ligados a um elevado risco de doença;

Prevenção primária com implementação de um conjunto de acções que visam a diminuição da incidência da doença tendo por objectivo a promoção de saúde e protecção específica (formação para prevenir infecções sexualmente transmissíveis − como acções de educação para a saúde e distribuição gratuita de preservativos masculinos e femininos); e

Prevenção secundária com intuito de identificar e corrigir, o mais precocemente possível, qualquer problema, de forma a colocar o indivíduo em situação saudável, ou seja, têm como objectivo a diminuição da prevalência da doença. Estas medidas visam o diagnóstico, o tratamento e a limitação de danos associados.

Assim, sendo este projecto transversal a diversas temáticas dentro da saúde sexual e reprodutiva e ao nível da população-alvo que se pretende abranger, reforçamos a noção da sua rentabilização de tempo, financiamento, ao nível de recursos humanos e materiais.

 

Destinatários 

. Jovens e jovens adultos dos 15 aos 30 anos do distrito de Coimbra com enfoque nas freguesias de S. Martinho do Bispo e Santa Clara, num total de 5.000 indivíduos.

. Trabalhadores sexuais (de ambos os géneros) em contexto de rua, num total de 400 indivíduos.

 

—————

Voltar