Quando se está preparado para ter relações sexuais

06-10-2010 23:06

 

Não existe uma altura certa, para se estar preparado a começar a vida sexual activa. Todos sabemos que somos diferentes uns dos outros, alguns mais altos, outros mais baixos, alguns um pouco gordos, outros demasiado magros, alguns crescem rapidamente outros levam muito tempo a desenvolver-se. É assim, também em relação à sexualidade. Em termos físicos, podemos dizer que a idade a partir da qual não é perigoso iniciar a vida sexual, é aproximadamente os 14 anos de idade. Mas existem muitas fases ou estádios pelas quais passamos. Ou seja, uma pessoa não passa de criança a adulto de um momento para o outro, todos sabemos que há mudanças. Também não se passa a estar preparado de repente!

É possível saber em que fase estamos fisicamente, e para nos ajudar podemos consultar o seguinte quadro:

Estádio

Pelos do Púbis

Sexo Masculino

Sexo Feminino

1 Pré-adolescente

Não existem.

Testículos, escroto e pénis do mesmo tamanho que na infância.

Genitais e peito da mesma forma e tamanho que na infância.

2 Princípio da adolescência

Pelos compridos ligeiramente encaracolados e um pouco mais escuros, na base do pénis e ao largo dos lábios vaginais.

Escroto ligeiramente maior, pele avermelhada e mais "dura".

Peito e mamilos estão ligeiramente elevados (fase de nascimento).

3 Meio da adolescência

Pelo mais escuro encaracolado e maior quantidade, começa a formação do triângulo invertido (largo em cima, estreito em baixo).

O pénis cresce e o escroto e os testículos aumentam.

Auréola e mamilos aumentam e elevam-se. os lábios vaginais aumentam e a secreção vaginal torna-se ácida.

4 Fim da adolescência

Tipo de pelo do adulto, mas a área ou zona coberta é mais pequena que no adulto.

Um aumento maior do pénis, a pele do escroto escurece.

Os seios crescem, e a auréola e mamilos sobressaem um pouco do contorno do peito, a menstruação aparece e o clítoris matura.

5 Estado adulto

Quantidade e tipo como no adulto, espalha-se de forma igual para os dois sexos, ao longo do interior da coxa.

Forma e tamanho do adulto.

Seios completamente desenvolvidos, fertilidade estabelecida.

 

Assim, por exemplo, se uma rapariga tiver pelos encaracolados e em quantidade, menstruação e a forma de peito parecida à das mulheres, mas não tem pelos no interior das coxas, então estará provavelmente no estádio 4, final da adolescência. Se um rapaz tiver, alguns pelos pouco encaracolados à volta do escroto um pouco maiores que quando era pequeno com a pele mais avermelhada, então é possível que esteja no estádio 2, princípio da adolescência.


É importante perceber que ao mesmo tempo que as mudanças do nosso corpo vão acontecendo, a sexualidade que está a aparecer permite-nos aprender novas formas de dar e receber carinho, amor, proteção e cuidados. Esta aprendizagem leva tempo e como podes imaginar, só no final da adolescência e princípio da idade adulta é que começamos a estar preparados totalmente, tanto física como psicológicamente, para assumir uma relação de confiança/compromisso, intimidade/ próximidade e paixão/atracção física.


Só numa relação de amor construída deste modo podemos tanto viver plenamente o prazer e os aspectos positivos da relação, como enfrentar os riscos de saúde que o início da actividade sexual envolve.

 

Fonte: www.centrodesaudedetabua.pt

 

 

—————

Voltar