Sobre nós - Associação Existências

07-01-2011 14:55

Bem-vindos

 

 A Associação Existências é uma associação de Solidariedade Social, sem fins lucrativos. O seu âmbito de acção abrange todo o território nacional, podendo actuar, também, a nível internacional, sendo dotada de autonomia administrativa e financeira, 

tendo como fins principais a intervenção social e a promoção e protecção da saúde,

nomeadamente, através do desenvolvimento da integração sócio-comunitária e da prestação de cuidados preventivos, curativos e reabilitativos.

A Existências tem como missão criar soluções para problemáticas da sociedade como o apoio a crianças e jovens; apoio à família e à comunidade; apoio à integração social e comunitária; educação e formação dos cidadãos e técnicos; apoio à integração sócio-profissional da população desfavorecida; intervenção na população do meio prisional; protecção dos cidadãos na velhice e invalidez, e em todas as situações de falta ou diminuição de meios de subsistência ou capacidade de trabalho; apoio ao cidadão com deficiência; intervenção na pobreza e exclusão social.

A Associação tem vindo nos últimos anos a promover e desenvolver projectos em várias áreas de população que descrevemos sucintamente:

 v     Projecto ETAPAS POSITIVAS - Iniciou em 2010 – visa a intervenção junto de pessoas infectadas pelo VIH, incluindo indivíduos que se encontram referenciados, acompanhados ou que recusam efectivar o diagnóstico, negando a aceitação e reconhecimento da doença e recusando a adesão terapêutica, o que coloca em risco a sua integridade física e de todos os que os rodeiam. Pretende-se também intervir junto de sujeitos afectadas pelo VIH, caracterizados pelos laços familiares bem como pela convivência e partilha do espaço em que vivem e/ou desenvolvem as suas actividades de risco, constituindo-se como potenciais infectados. Ambos os grupos são constituídos por Trabalhadores Sexuais, Homens que têm Sexo com Homens e seus circundantes, como familiares e companheiros, verificando-se uma enorme variabilidade nas características da população alvo. No entanto, as características comuns a estes sectores populacionais, para além de promoverem um isolamento que limita os seus contactos sociais, dificultam o acesso destas pessoas aos serviços de apoio social e de saúde, sendo premente favorecer a sua aproximação.

Os recursos humanos deste projecto são: 1 Coordenador (Assistente Social), 2 Psicólogas, 1 Assistente Social, 1 Enfermeiro e 2 Monitores.

 v     Projecto EN’CAMINHA - Iniciou em 2010  - tendo como principal objectivo a intervenção ao nível do rastreio do Cancro do Colo do Útero, junto da população do sexo feminino que exerce práticas de prostituição de rua na região de Coimbra.

Pretende-se, através deste projecto a criação de condições que promovam a diminuição dos riscos de desenvolvimento de Cancro do Colo do Útero, através da sensibilização para a realização do rastreio ginecológico regular e adopção de comportamentos seguros, bem como o encaminhamento para estruturas de saúde.

As estratégias de intervenção e metodologias a utilizar são alicerçadas no recurso a equipas móveis que vão ao encontro da população, criando e mantendo com as utentes relações interpessoais directas, assentes na confiança e sigilo profissional, que possibilitem o encaminhamento para estruturas de saúde, apoio, tratamento e diagnóstico precoce, incentivo aos cuidados de saúde e educação para a promoção de estilos de vida saudáveis.

Os recursos humanos deste projecto são: 1 Coordenadora (Psicóloga), 2 Assistentes Sociais, 1 Enfermeira e 1 Técnico de Saúde.

 v     Projecto VITA-SALUTE - Iniciou em 2010 - Pretende efectuar a promoção de estilos de vida saudável na população geral. A intervenção deste projecto será desenvolvida nas freguesias de S. Martinho do Bispo e Sta. Clara, em Coimbra. Pretende-se intervir junto de indivíduos de todas as idades e famílias com a colaboração das entidades locais.

São objectivos gerais do Projecto: Promover uma efectiva articulação entre as medidas de políticas e as estruturas de saúde, numa perspectiva de parcerias e de aprendizagem ao longo da vida, com atenção à vertente territorial dessa articulação; Diminuir o distanciamento entre a informação/ajuda especializada e o sujeito da intervenção/população alvo; Valorizar a investigação, transferência de conhecimentos recorrendo aos meios e promoção da inovação; Promover e garantir a qualidade dos projectos que foram e vierem a ser aprovados, reforçando-se as sinergias entre ambos.

Mais especificamente: Implementar espaços de atendimento, aconselhamento e acompanhamento especializados; Promover acções junto das famílias e equipamentos sociais com vista à aquisição de competências pessoais ao nível dos padrões de alimentação saudável e de adesão a actividades físicas da população geral, de pais/educadores e crianças/adolescentes; Apoiar e acompanhar a população com atendimento psicossocial e aconselhamento técnico, incentivar o acesso a cuidados de saúde, cultura e lazer; Criar espaços cibernéticos com vista à veiculação de material informativo e preventivo relativo a estilos de vida saudáveis, com relevância pela alimentação saudável, nutrição e actividade física; Desenvolver acções de educação para a promoção de estilos de vida saudáveis e hábitos de higiene regulares; Promover acções entre pares; Articular com outras entidades na promoção de actividade lúdicas e classes de movimentos, com carácter regular, em meio natural.

Os recursos humanos deste projecto são: 1 Coordenadora (Psicóloga), 1 Psicóloga, 1 Assistente Social, 1 Engª Alimentar e uma Supervisora Nutricionista.

 v     QREN – POPH - Iniciou em 2008 - No âmbito do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN) e de acordo com as suas políticas, a Associação Existências desenvolverá dois eixos de actividade:

- o de qualificação escolar e profissional;

- e o de qualificação contínua de recursos humanos através de acções de formação de reciclagem, actualização e aperfeiçoamento.

Estas acções serão dirigidas a públicos cuja formação esteja desajustada às exigências do mercado de trabalho. Pretende-se assim contribuir para uma sociedade mais justa e adequada, reduzindo o défice de desemprego, melhorando a empregabilidade e a qualificação profissional, promovendo a aprendizagem ao longo da vida, uma cidadania participativa e responsável, bem como a inclusão social e profissional.

Os recursos humanos da formação são: 3 Coordenadoras, 3 Mediadores, 2 Administrativos e Formadores.

 v     Projecto ADÃO e EVA- resultam da fusão de dois projectos desenvolvidos no período de 2005 e findou em 2009, teve como principal objectivo a redução das taxas de VIH/Sida, intervindo junto de população de sexo feminino que se dedica à prostituição e de população de sexo masculino que mantém relações sexuais com indivíduos do mesmo sexo, através de um trabalho de campo directo, com recurso a uma equipa móvel que actua (se desloca) e intervém junto destas populações, promovendo relações interpessoais que permitam a activação de redes primárias e secundárias.

Os recursos humanos deste projecto foram: 1 Coordenador (Assistente Social), 2 Psicólogos, 4 Assistentes Sociais e 3 Monitores.

 ·         Projecto DOMUS – desenvolvido entre 2006 e 2009, teve como objectivo primordial a redução taxas de VIH/Sida e IST na população de ambos os sexos que exerce práticas de prostituição em Casas/ Clubes de Convívio na Região de Coimbra, como também nos seus circundantes. Para tal, desenvolve um trabalho de campo directo, recorrendo a uma equipa móvel que se desloca junto desta população-alvo e cuja intervenção privilegia a relação interpessoal e a activação das redes de suporte, ao nível social e de saúde. Sempre que necessário, a Equipa realiza também atendimentos em gabinete.

Os recursos humanos deste projecto foram: 1 Coordenadora (Psicóloga), 1 Assistente Social, 1 Enfermeiro e 1 Psicóloga.

 ·         Projecto Nov’Ellos tem como objectivo principal a redução dos riscos associados ao consumo de substâncias psicoactivas, nomeadamente através da criação de condições conducentes à alteração de atitudes que permitam a percepção da ausência da necessidade do recurso a substâncias psicoactivas em contextos recreativos nocturnos, considerando que estes espaços se constituem como locais privilegiados para o consumo daquelas substâncias (lícitas e ilícitas).

Nesta medida, destaca-se a importância do desenvolvimento de uma intervenção preventiva precoce onde se incluem:

- Os indivíduos que ainda não frequentam os Estabelecimentos Recreativos Nocturno e/ou que não consomem substâncias psicoactivas, procurando o retardar do eventual consumo;                     

Os recursos humanos deste projecto foram: 1 Coordenador (Assistente Social), 1 Psicóloga e 2 Monitores.

 v      Prevenção em Locais Nocturnos de Lazer - articulou e colaborou na promoção de um conjunto de actividades de animação nocturna que tiveram lugar em Bares e Discotecas das cidades de Coimbra e da Figueira da Foz, veiculando material informativo e preventivo, relativo à prevenção do VIH/ SIDA.

 v      Acções de sensibilização junto de Crianças e Jovens sobre Sexualidade, prevenção de VIH/ SIDA e Dependência – Desenvolveu um conjunto de acções cuja metodologia assenta em dinâmicas participativas de interacção grupal, realizado a convite da Associação Integrar, na valência “Clube da Pequenada” – ATL.

 v      Formação a técnicos e voluntários de equipas de redução de riscos e minimização de danos Este tipo formação pretende preparar de forma teórico-prática os técnicos e voluntários que nela participem para, futuramente, intervirem junto das populações em risco de contracção ou propagação da infecção pelo VIH.

 v      Formação básica em Alcoologia para técnicos e voluntários de forma a preparar de forma teórico-prática os que participem na intervenção junto de grupos vulneráveis.

 Estágios curriculares – A Associação colabora com o Instituto Superior Miguel Torga, proporcionando a realização de estágios a alunos de Serviço Social e de Psicologia e com a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, proporcionando a realização de Estágios de Ciências da Educação.

—————

Voltar