Ausência de Menstruação ou Amenorreia

  

Tecnicamente conhecida como amenorreia secundária, consiste na ausência de menstruação por 3 ou mais meses, numa mulher que anteriormente tinha ciclos normais.

Antes de passados esses três meses, e excluída que esteja a hipótese de uma gravidez, pode-se optar por esperar o evoluir da situação.

Para além da gravidez, a preocupação imediata numa situação destas será o aparecimento da menopausa. São estas geralmente as principais causas de ausência de menstruação.

No entanto, podem estar em causa outros factores, nomeadamente problemas a nível de qualquer um dos vários sectores que controlam o complexo mecanismo hormonal do ciclo menstrual: hipotálamo e hipófise (centros reguladores a nível do cérebro), e ovários. Ao fim dos citados 3 meses sem menstruação e depois de excluídas uma gravidez ou menopausa, deve-se fazer o estudo do funcionamento destas glândulas, que é geralmente bastante complexo e pode demorar algum tempo.

Na grande maioria das vezes o tratamento é feito com medicação que vai corrigir as alterações hormonais detectadas.

Existe ainda a hipótese, rara, de se formarem zonas de obstrução dentro do útero muitas vezes consequência de abortos infectados ou demasiado traumatizantes, ou ainda tratamento com radioterapia. Formam-se assim aderências entre as paredes internas do útero, que vão impedir a saída do fluxo menstrual.

Também pode haver uma obstrução de origem traumática, infecciosa ou mesmo cancerígena do colo do útero.

Fonte: http://www.sexualidades.com