IST
Um infecção sexualmente transmissível ou IST é uma infecção que e transmite através do contacto sexual. Antigamente estas doenças eram designadas por infecções venéreas, visto que Vénus era o nome de uma deusa grega, conhecida como a deusa do amor.
A pessoa infectada tem no corpo microorganismos que se desenvolvem facilmente em locais quentes e húmidos, como é o caso dos orgãos sexuais.
Note-se que este tipo de infecções pode-se propagar a outros órgãos e sistemas do nosso organismo.
No entanto, se forem detectadas a tempo, as IST’s podem ser curadas rapidamente.
Se for mulher e verificar:
-
Líquidos vaginais brancos ou com mau cheiro;
-
Comichão ou sensação de queimadura na vulva, na vagina ou no ânus;
-
Sensação de ardor ao urinar;
-
Lesões na pele e mucosas dos orgãos genitais;
-
Dor a nível da parte inferior do abdómen, sobretudo quando repetida com frequência;
Deve ir ao seu médico.
Mas se você é homem e notar:
-
Corrimento a sair do pénis;
-
Lesões na pele e mucosas dos orgãos genitais;
-
Sensação de dor ao urinar;
Deve fazer o mesmo, ou seja, consultar o seu médico.
A partir do momento em que se observa o corpo e se reconhece a doença, deve-se ir logo ao médico para que este possa orientar um tratamento que seja rápido conduzindo a uma cura também ela rápida.
Para que não hajam mais infecções seja da própria pessoa como de outros, os parceiros sexuais devem ser avisados da presença de IST’s para que também eles, se necessário, iniciem o tratamento.
A infecção previne-se utilizando o preservativo. É importante encarar a infecção sexualmente transmissível como uma doença igual às outras, acabando com a vergonha e consultando um médico se necessário. As pessoas com quem se teve relações sexuais devem ser rapidamente avisadas e o tratamento deve ser seguido com rigor.