Dia Mundial da Saúde Sexual alerta que sexualidade é também um direito dos doentes

09-09-2013 15:05

A Direção-Geral da Saúde aproveita este Dia Mundial da Saúde Sexual para alertar a sociedade que é preciso afastar o lado obscuro de que a sexualidade são infeções ou disfunções sexuais. A sexualidade é um direito de todos, mesmo dos mais doentes.

“As pessoas têm direito a viver a sexualidade mesmo que sejam doentes, mesmo que já não estejam em idade fértil. Pessoas mais velhas, idosos, têm direito a viver a sua sexualidade”, refere à Antena1 Lisa Ferreira Vicente, responsável do Departamento da Saúde Sexual e Reprodutiva da Direção-Geral da Saúde.

Lisa Ferreira Vicente acrescenta que “as pessoas com outras orientações sexuais que não a heterossexual têm direito a viver a sua sexualidade”.

A médica considera que todos devem fazer ainda mais neste sentido, desde a própria pessoa até aos profissionais de saúde. À sociedade compete respeitar a sexualidade das pessoas e não discriminar.

“Uma pessoa a quem é diagnosticado um cancro é [importante] desde o princípio, e ao mesmo tempo que se fazem tratamentos tão importantes e tão decisivos quanto uma quimioterapia, uma radioterapia ou uma grande cirurgia, que sejam abordadas as questões da sexualidade. Numa pessoa, mesmo com uma doença grave, a sexualidade pode ser aquilo que a liga à vida”, frisa a responsável.

 

Fonte: www.rtp.pt

—————

Voltar