Gonorreia
07-01-2011 14:29Gonorreia
Esta é uma IST é provocada por um agente infeccioso (Neisseria gonorrhoeae ou gonococo) e caracteriza-se pela presença de pus nas mucosas que afecta.
A transmissão dá-se principalmente por:
- Contacto sexual com um indivíduo infectado;
- Auto inoculação (de um local do corpo para outro);
- Parto normal se a mãe estiver infectada;
- Contaminação indirecta (artigos de higiene íntima de outra pessoa contaminada).
A gonorreia pode atingir todas as mucosas que entrem em contacto com o agente infeccioso, bem como nos genitais, pele, garganta, olhos, coração, articulações e o sistema nervoso.
Os sintomas normalmente aparecem 2 a 5 dias após a infecção, no entanto nos homens pode demorar até um mês para que a doença se manifeste. Os mais comuns são:
- Ardor ao urinar;
- Necessidade de urinar frequente;
- Presença de pus nos orgãos genitais.
A detecção desta infecção faz-se através da análise do agente infeccioso a partir do corrimento uretral, vaginal, anal, ou de outras secreções purulentas existentes por microscópio.
O tratamento da gonorreia é feito com recurso a antibióticos. Se o diagnóstico for feito numa fase avançada da infecção podem surgir consequências como o estreitamento da uretra no homem, infertilidade na mulher, úlceras da córnea, problemas cardíacos e neurológicos.
A prevenção da gonorreia e das outras infecções sexualmente transmissíveis é algo muito importante, pois pode evitar as possíveis complicações destas infecções.
Assim, deve-se evitar múltiplos parceiros sexuais e usar o preservativo em todas as suas relações sexuais.
—————