Herpes Genital

07-01-2011 14:26

Herpes Genital

Esta infecção é provocada pelo Herpes simplex tipo 1 ou 2. Esta  infecção surge principalmente na boca (o Herpes Labial) e região genital (dando origem ao Herpes Genital), mas também pode provocar lesões neurológicas.

A transmissão desta infecção faz-se directamente através do contacto da pele ou mucosas infectadas com pele  ou mucosas sãs.
Pode-se dar por via oral, por via genital, oro-genital ou ainda por auto-inoculação.

Os sintomas podem aparecer ao fim de alguns dias após o contágio (de 1 a 26 dias), dando origem à infecção primária.

Depois de haver uma infecção primária, os episódios de infecção podem repetir-se ou não durante o resto da vida. No entanto, a intensidade dos episódios poderá ser diferente e ter uma frequência variável de pessoa para pessoa.

Isto acontece porque os vírus do herpes migram pelas células nervosas até aos gânglios neuronais, onde entram numa fase de latência, ou seja, ficam num estado inactivo em que não provocam doença e ficam à espera de condições favoráveis para se replicarem novamente e originar o reaparecimento da infecção.

A reactivação pode ocorrer após a acção do sol, do frio, de traumatismos ou de outras situações de stress, como as próprias doenças infecciosas.

No herpes genital, as recorrências caracterizam-se pelo aparecimento de vesículas e úlceras, que acompanhadas de dor e ardor locais. No caso específico deste tipo de Herpes o melhor meio de prevenir é usar o preservativo.

Quanto ao tratamento é feito com recurso a anti-virais orais ou de aplicação tópica, que apenas reduzem o tempo de duração da infecção e minimizam os sintomas, sendo impossível erradicar por completo o vírus.

—————

Voltar