Homens na faixa dos 30 têm mais perda de desejo sexual

09-09-2013 14:57

Estudo europeu coordenado por cientista portuguesa

O cansaço, stresse, crise e problemas na relação podem ser as causas da falta de desejo sexual masculino, segundo um estudo realizado por Ana Carvalheira, investigadora do Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA) e apresentado, ontem, em Lisboa. A investigação envolveu 5255 homens heterossexuais em três países de "grandes diferenças culturais" como Portugal, Croácia e Noruega.

Ana Carvalheira, também presidente da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica, apresentou os resultados durante a palestra com o título «Um estudo transcultural sobre os factores associados ao interesse sexual masculino». Para o estudo, a psicóloga portuguesa, que contou com a colaboração de Aleksandar Stulhofer, da Universidade de Zagreb, na Croácia, e Bente Træen, da Universidade de Tromsø, na Noruega, lançou um questionário na internet, disponibilizado entre Setembro e Dezembro de 2011 e 14,4 por cento dos entrevistados, que admitiram falta de desejo sexual durante pelo menos dois meses no último ano, consideram que se deve ao stresse, cansaço e variados problemas.

Já homens entre 30 e 39 anos são os que mais reconhecem diminuição de desejo sexual (24,1 por cento), um caso que, segundo a investigadora, “apesar de não serem resultados preocupantes”, este grupo etário está mais vulnerável à crise, e problemas como o divórcio, desemprego ou a paternidade. "Nesse período da vida é quando se casam, têm filhos, se divorciam ou realizam um maior investimento na carreira profissional", refere.

Apenas dez por cento dos homens com mais de 60 anos reconheceram perda de interesse sexual. A investigadora assume que a crise económica pode afectar a vida sexual masculina, mas sugere o sexo como "uma forma de aliviar o stresse". No entanto, a percentagem de portugueses com falta de interesse sexual é inferior à média dos três países em estudo: 14,4 por cento.

 

Fonte: https://www.psicologia.pt

—————

Voltar