Vacina contra HPV protege ambos os sexos

21-05-2012 10:18

A vacina contra 4 tipos de Papilomavírus Humano (HPV), até aqui indicada para mulheres até aos 45 anos, está agora disponível para ambos os sexos, podendo os homens também beneficiar da proteção contra os tipos 6, 11, 16 e 18 deste vírus, em comunicado de imprensa.


A infeção por HPV é muito frequente, estimando-se que 75-80% dos homens e mulheres sexualmente activos sejam infetados pelo HPV ao longo da vida. Os homens, inicialmente tidos apenas como transmissores, são também afectados pelas doenças causadas pelo HPV, um vírus que causa vários cancros e outras doenças genitais.


Dados preliminares do estudo “HPV Vaccination – Quantitative Market Assessment for Boys and Young Men”, apontam que apenas 50% dos homens portugueses com idades entre os 18 e 26 anos, tem conhecimento da existência do HPV. Do grupo que conhece o HPV, apenas 55% acredita estar em risco de contacto com o vírus.

 

Quando confrontados com o facto do HPV causar cancros e doenças genitais também no sexo masculino, 68% dos homens portugueses, mostram-se surpreendidos.

 

Com esta nova indicação da vacina, dados do mesmo estudo estimam que 85% dos homens portugueses são favoráveis ou muito favoráveis à vacinação contra o HPV.
Esta investigação conduzida pela IFOP (Market Research and Opinion Poll Institute - France) em parceria com a Sanofi Pasteur MSD, vai ainda avaliar a perceção de mães de adolescentes (11 aos 17 anos) e pediatras relativamente à vacinação contra o HPV.

 

Dados de um estudo da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) estimam que os tipos de HPV contidos na vacina quadrivalente sejam responsáveis, anualmente, por vários tipos de cancros em ambos os sexos mesmo estudo indica que os condilomas genitais são a doença por HPV mais frequente em Portugal, causando cerca de 11.100 novos casos por ano no sexo masculino, o que representa um custo de cerca de 2,5 milhões de euros em diagnóstico e tratamento.

 

Fonte: https://www.rcmpharma.com

—————

Voltar