Vacina contra HPV também é recomendada para homens homossexuais

19-02-2014 10:37

Investigadores britânicos recomendam que homens homossexuais jovens sejam vacinados contra o Papilomavirus humano (HPV). Num editorial publicado esta segunda-feira no British Medical Journal, os cientistas citam estudos que mostram que esse grupo apresenta um risco 15 vezes maior de desenvolver cancro anal, em relação a homens heterossexuais, avança a revista VEJA.

O programa de vacinação contra HPV teve início em 2008 no Reino Unido, mas inclui apenas meninas, partindo do pressuposto de que isso seria suficiente para conter também a infecção entre os rapazes. Segundo os autores, investigadores dos hospitais universitários Royal Liverpool e Homerton, e do hospital Chelsea e Westminster, apesar de as taxas de cancro anal serem mais elevadas entre os homens infectados pelo vírus HIV (mesmo com o tratamento antirretroviral), elas também são altas entre homossexuais que não foram infectados pelo HIV.

Dados da Austrália mostraram que a vacinação contra o HPV entre meninas reduziu a prevalência de verrugas genitais em homens heterossexuais, mas não houve alteração na prevalência entre homossexuais. Em Fevereiro deste ano, a Austrália ampliou o programa de vacinação contra HPV para meninos de 12 a 13 anos, podendo se estender para rapazes de até 15 anos.

 

Vacinação estratégica

Apesar de a vacina ser mais eficaz em pessoas que ainda não foram infectadas pelo HPV, evidências de estudos anteriores mostram que apenas uma minoria dos jovens homossexuais foram infectados. A estratégia de vacinar mesmo aqueles que já foram expostos a algumas estirpes do vírus, no entanto, continha sendo efectiva, inclusive economicamente.

De acordo com dados da Agência de Protecção à Saúde do Reino Unido, menos de um a cada 20 homens com menos de 25 anos haviam sido infectados por algum tipo de HPV que pudesse levar ao cancro anal. “Diante das evidências que temos, e na falta da vacinação universal contra o HPV para meninos e homens, o argumento pela introdução da vacinação para homossexuais de até 26 anos é forte”, concluem os autores do estudo.

 

Fonte: https://www.rcmpharma.com

—————

Voltar