Vacina reduz em 50% infecções por HPV nos EUA

19-02-2014 10:39

A introdução de uma vacina para prevenir o cancro do colo do útero, em 2006, nos EUA, reduziu pela metade as infecções por HPV em mulheres jovens, informaram na quarta-feira autoridades de saúde dos EUA, avança a agência Reuters.

Os resultados foram melhores do que o esperado, segundo o relatório americano publicado no "Journal of Infectious Diseases". O HPV (vírus do papiloma humano) é sexualmente transmissível e pode causar cancro do colo do útero.

"Esse relatório deve servir como alerta para os EUA proteger a próxima geração, aumentando as taxas de vacinação contra HPV", disse num comunicado Thomas Frieden, director dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças dos EUA.

Segundo Frieden, apenas um terço das mulheres americanas entre 13 e 17 anos tomaram todas as doses da vacina contra o HPV. Em Ruanda, 80% das raparigas adolescentes foram vacinadas.

"As nossas taxas baixas de vacinação representam 50 mil tragédias evitáveis – 50 mil meninas que estão vivas hoje vão desenvolver cancro do colo do útero durante a vida, que teria sido evitado se conseguíssemos vacinar 80% das adolescentes", disse Frieden.

O relatório usou dados de um grande estudo para comparar as taxas de infecção por determinados tipos de HPV entre mulheres com idades entre 14 e 19 anos no período de quatro anos antes da introdução da vacina (de 2003 a 2006) e após a sua introdução (de 2007 a 2010).

A redução no número de infecções foi de 56%, apesar da taxa baixa de imunização. Para os investigadores, isso pode ser resultado de um fenómeno chamado de "imunidade em grupo", quando indivíduos não vacinados também são beneficiados com a queda no número de infecções. Outra hipótese é que a vacina já tenha efeito mesmo entre mulheres que não receberam as três doses do medicamento – cerca de 49% das mulheres estudadas.

De acordo com os CDC, as infecções de HPV causam cerca de 19 mil casos de cancro por ano entre as mulheres nos Estados Unidos e o cancro do colo do útero é o tipo mais comum. Infecções por HPV também causam cerca 8.000 casos de cancro entre homens americanos.

As autoridades de saúde dos EUA recomendam a vacinação contra HPV para rapazes e raparigas de 11 e 12 anos de idade.

 

Fonte: https://www.rcmpharma.com

—————

Voltar